Semar irá colocar cem mil peixes na Barragem do Bezerro

A medida ocorre após 100 pessoas sofereem ataques no local.

Uma ação conjunta dos governos Federal, Estadual e Municipal pretende eliminar o ataque de piranhas na Barragem do Bezerro, localizada na cidade de José de Freitas. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, entrou em contato com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e a prefeitura do município a fim de que sejam colocados 100 mil unidades de peixes de outras espécies no reservatório. 

Image title

“O peixamento vai impedir a ação das piranhas contra os humanos já que elas passarão a se alimentar dos outros peixes. Além disso, os pescadores terão seu trabalho garantido com o aumento da pesca”, garante Ziza Carvalho. Ao Dnocs caberá a disponibilização dos alevinos, através do Centro de Referência Aquicultura e Pesca Adhemar Braga, instalado na cidade de Piripiri.

O secretário acrescentou que vai acompanhar o trabalho e que pretende realizar uma ação estratégica de educação ambiental. O Governo do Estado, através da Semar, irá pretende firmar parceria com o Dnocs, Ibama e Prefeitura de José de Freitas para desenvolver ações junto aos comerciantes, pescadores e turistas, com o objetivo de garantir o equilíbrio ambiental.

“O que estamos vendo na barragem do Bezerro é um exemplo do desequilíbrio, principalmente, resultado da ação do homem que não respeita, por exemplo, o período da piracema. Pescar em período normal é correto, mas desobedecer a lei pode causar sérios prejuízos para a natureza e para o ser humano. É o caso das piranhas, que ficaram sem o seu alimento natural e passaram a atacar os banhistas”, ressalta Ziza Carvalho.

Image title



Fonte: Ascom