SEMJUV mantém projetos de fortalecimento de emprego e renda para a juventude

Semjuv também apoia o Conselho Municipal da Juventude e o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.

A Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) foi criada em 2007, pela Lei nº 3617, de 23 de março de 2007, com o objetivo de estruturar políticas públicas de juventude considerando os jovens como beneficiários de serviços e sujeitos estratégicos para o desenvolvimento social, além de também buscar contribuir para a inclusão e afirmação social do jovem teresinense e sua participação como protagonista na construção de uma sociedade sustentável.

Desde a sua criação a Semjuv avançou significativamente no que diz respeito ao processo de construção de uma Política Municipal de Juventude. Um conjunto de princípios, estratégias e ações que contemplaram as distintas realidades das juventudes, contribuindo para o estabelecimento de seus direitos e afirmação de suas identidades e potencialidades foram desenvolvidas, construindo condições para que as juventudes participem da vida social, econômica, cultural e democrática da cidade de Teresina.

Outra atribuição da Semjuv tem sido apoiar administrativamente e tecnicamente dois conselhos municipais: o Conselho Municipal da Juventude (COMJUV) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMAD). Os conselhos são órgãos deliberativos, normativos, fiscalizadores e consultivos e têm o objetivo de assessorar a Semjuv na formulação de diretrizes municipais das políticas de juventudes e acompanhar o desenvolvimento das políticas desenvolvidas com jovens em todo o município e das demais secretarias da Prefeitura de Teresina.

Durante o ano de 2014 a Semjuv desenvolveu projetos voltados para o fortalecimento de emprego e renda para a juventude, como forma de garantir a empregabilidade dos jovens no mercado de trabalho. O projeto Canguru, desenvolvido de março a novembro deste ano, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), capacitou 25 jovens em curso de cuidador de idoso. Também através do projeto Jovens Talentos 20 jovens foram qualificados na área da marcenaria, produzindo jogos lúdicos e brinquedos pedagógicos em parceria com a Fazenda da Paz.

Com o projeto Miniempresa, desenvolvido de abril a novembro, 263 jovens desenvolveram habilidades interpessoais e aprenderam a trabalhar em equipe, despertando o lado empreendedor e tendo uma visão mais ampla do mundo dos negócios. Nessa empreitada, a Semjuv teve como parceiros a SEMDEC e a Junior Achievement.

Além de proporcionar qualificação profissional e o ingresso no mercado de trabalho, a Semjuv também desenvolve um projeto que possibilita gratuidade ao acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O “Minha Primeira Carteira”, desenvolvido em parceria com o SEST/SENAT, beneficiou ao longo do ano 250 jovens.

O Garagem Cultural incentiva a expressão artístico-cultural da juventude, promovendo e valorizando o protagonismo juvenil. Em suas diversas edições o projeto beneficiou mais de 11.000 jovens de toda a cidade.

A arte do Graffitti também foi amplamente difundida pela Semjuv em suas ações ao longo do ano. No Encontro Teresinense de Graffitti mais de 2.200 jovens puderam apresentar à população da cidade as diferentes formas e visões dessa arte, contribuindo com o aspecto visual da cidade, em um ambiente democrático de debate, formação e intercâmbio de ideias, fortalecendo as expressões culturais e a identidade dos grupos e pessoas que desenvolvem a cultura Hip Hop.

Fonte: Prefeitura de Teresina