Senado aprova empréstimo de U$ 45 milhões para capital Teresina

Recursos serão para obras através do Teresina Sustentável.

Três projetos de resolução que tratam da contratação de empréstimos externos pelo estado do Ceará e pelas cidades de Joinville (SC) e Teresina, foram aprovados pelo Plenário do Senado Federal na terça-feira (10). O montante, com total de US$ 70 milhões, será de contrato junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A capital piauiense pleiteia receber US$45 milhões para o financiamento parcial do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado - Teresina Sustentável. A operação deverá ser firmada junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). O Teresina Sustentável engloba ações em quatro eixos: mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão.

Em entrevista para Rede Meio Norte no último dia 07 direto de Brasília, o prefeito Firmino Filho (PSDB) listou quais obras serão beneficiadas com uso do dinheiro do financiamento. O gestor esteve com o presidente da comissão que aprovou, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e com o relator do projeto, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). 

“Basicamente nos estamos aqui em Brasília com uma missão muito especial. Nós temos um pedido de empréstimo junto a Corporação Andina de Fomento (CAF), ao Banco Latino de Desenvolvimento Econômico e esse empréstimo é muito importante, são 45 milhões de dólares que servirão, por exemplo, para que a gente possa levar a Via Sul até a saída da Ponte Anselmo Dias, sair da Ponte Wall Ferraz passando ali na Anselmo e encaixar na Av. Alegria chegar até a avenida principal do Parque Sul.

E acrescentou: "Teremos também obras importantes com esse empréstimo, como a revitalização do Centro de Teresina e várias obras importantes no Centro, como o Parque da Floresta Fóssil, enfim, várias obras importantes para nossa cidade estão incluídas nesse pacote”. 

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com