Senado aprova por unanimidade o alargamento das dívidas dos estados

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o Projeto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias acompanhou nesta terça, 20, no Senado Federal, a votação do projeto que regulamenta um novo limite para concessões de garantias da União a operações de crédito contratadas pelos estados, Distrito Federal e municípios na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que foi aprovada por unanimidade no plenário pela Casa. Com a aprovação, Estados e municípios ganham um fôlego no pagamento de suas dívidas com a União.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 22/2017, que reduz as exigências para que estados, Distrito Federal e municípios renegociem dívidas ou contratem operações de crédito com garantia da União. Wellington Dias comemorou a aprovação e agradeceu o empenho e presença dos senadores piauienses, Regina Sousa, Elmano Ferrer e Ciro Nogueira.

"Para o PIAUÍ essa aprovação significa a possibilidade de ter mais recursos para investimentos. São cerca de R$ 180 milhões que poderão ser utilizados em importantes obras, a exemplo da Trasnordestina e da BRs 137 e 407. Teremos as condições de cuidarmos de forma emergencial dos pontos críticos que foram identificados, fazer a sinalização e ajudar a salvar vidas", destacou o chefe do executivo piauiense.

O senador Elmano Ferrer destacou a presença do Governador Wellington Dias e disse que ele tem desempenhado importante papel de articulador, liderando a mobilização dos governadores do Nordeste e do Brasil com vistas a esta negociação que interessa aos estados. “O governador tem liderança muito forte no Senado, acompanhou a aprovação na CAE e no plenário. Com esta aprovação ganha o Piauí e todos os estados, pois haverá um alongamento para o pagamento da dívida dos estados junto a União que resultará numa folga financeira que permite aos estados dispor de recursos para investimento. O mérito é dele em trabalhar, incansavelmente, para melhorar a situação de todos os estados do Brasil”, afirma.

A aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 22/2017 permite que os contratos dos estados com o BNDES possam ser alongados por mais 10 anos. Dias enfatizou que na reunião realizada com a presença do presidente da República e com o ministro Henrique Meireles ficou acertado que até 30 de julho será celebrado esse contrato com os estados brasileiros, alongando a dívida do BNDES para mais investimentos. “Isso é uma vitória importante do povo do Piauí”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES