Serviço de telefonia 4G será ampliado no Piauí

A Anatel tem criado rankings de empresas com maiores problemas e melhores qualidades e divulgando-os aos usuários.

O governador Wellington Dias recebeu, na manhã desta terça-feira (17), a visita do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende; do superintendente de Fiscalização da Anatel, Marcus Vinicius Paolucci; e do gerente regional da Anatel nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, José Afonso Cosmo Júnior.

A conversa com o governador foi a respeito do serviço de telefonia no Piauí, as dificuldades no Estado e projetos no sentido de melhorar a qualidade dos serviços e o relacionamento da Anatel com o Governo do Piauí. João Batista de Rezende, presidente da Anatel, relata que “estamos trabalhando com melhorias no sistema de telefonia no Brasil inteiro, nós já temos 78 cidades explorando a quarta geração e Teresina está dentre elas”.

Segundo o presidente, apesar de o preço do aparelho com serviço 4G ser um pouco mais elevado, a velocidade é maior e já conta com 7.800.000 assinantes. O serviço é ofertado desde o ano passado, e as perspectivas da Anatel são que a partir deste ano o crescimento da quarta geração se acelere ainda mais.

“Em 2018, todos os municípios brasileiros terão que ter a terceira geração. A quarta geração, até 2020, estará em todos os municípios que tiverem mais de 30 mil habitantes”, frisa Rezende.

O presidente da Anatel também afirma que a Agência cobra das operadoras de telefonia mais investimentos na qualidade do serviço ofertado aos clientes, uma vez que os usuários não querem mais só voz no celular, querem também internet, através da banda larga móvel.

“Estamos acompanhando esses investimentos das operadoras, bem como conferindo a qualidade do serviço. Temos um call center que atende a 30 mil reclamações por dia. Destas, 80% são resolvidas pela Anatel em até cinco dias, o que não é bom, pois essas reclamações devem ser resolvidas no call center das próprias operadoras”, enfatiza Rezende.

A Anatel tem criado rankings de empresas com maiores problemas e melhores qualidades e divulgando-os aos usuários. Além disso, também revela que já dispõe de um aplicativo disponível em iphone e android, que localiza as antenas de telefonia em todos os estados e a qualidade do sinal.

“São cerca de 260 milhões de chips vendidos anualmente, então o assinante tem o direito de saber quais empresas oferecem os melhores serviços de telefonia e banda larga móvel”, conclui Rezende.

Fonte: Ascom