Funcionários do Detran-PI ameaçam iniciar uma greve

Participando de uma paralisação desde a semana passada, os servidores do Detran foram às ruas ontem protestar

Servidores do DETRAN-PI tomaram a Frei Serafim com faixas e apitos na manhã de ontem, rumo ao Palácio de Karnak para reivindicar ao governo do Estado a aprovação do Plano de Cargos e Salários da categoria que não é atualizado há 03 anos. Paralisados desde quarta-feira, 07, os manifestantes foram recebidos na sede do governo do Estado para negociações.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores do DETRAN, Salomé dos Reis, os servidores querem que o plano seja apresentado e encaminhado para Assembleia Legislativa o mais rápido possível. Segundo ela, nestes 03 anos forma realizadas dezesseis reuniões e até agora o governo não tomou nenhuma providência. ?Toda a vida eles dizem que o plano vai sair e não sai, por isso resolvemos parar pra esse plano chegar na Assembleia. Nossa ida (ao Karnak) é para pressionar?, explica.

Salomé informa que após a reunião no Karnak foi marcada uma reunião para esta quinta-feira, 15, às 13:00 horas, na Secretaria de Administração, para que esta questão seja solucionada com apresentação do plano que será apreciado ao governador. Se isto não ocorrer, a presidente informa que os servidores vão decretar greve geral. ?Temos toda a documentação já separada para entrar em greve geral. Inclusive vamos trancar todas as portas. Não vamos deixar nem o próprio diretor entrar. E vamos tocar fogo em pneus. Vai ser o DETRAN esquenta?, afirma.

A presidente acrescenta que os 401 servidores do DTRAN em todo Estado estão apoiando maciçamente a greve e as manifestações. Segundo ela, cerca de 98% dos serviços do órgão estão paralisados, como os de banca examinadora, vistoria e fiscalização. ?Todo mundo do DETRAN está aqui. O movimento é fortíssimo?, avalia.

Servidor do DETRAN há 38 anos, Francisco das Chagas Lopes, espera que seu esforço nas ruas traga a aprovação do plano que estruture os benefícios e as carreiras do órgão. ?Tenho 38 anos de serviço e meu salário é R$ 1.250,00. A arrecadação do DETRAN é de 9,5 milhões e a folha de pagamento é de 650 mil reais. Já estamos chegando no fim do ano e não resolvem nada?, declara.

O secretário de Governo, Wilson Brandão, recebeu os manifestantes numa reunião que foi considerada rápida e amigável. Segundo informações da assessoria, o secretário vai encaminhar as propostas para avaliação do governador Wilson Martins e do secretário de Administração, Paulo Ivan. A previsão é que até sexta-feira o governo do Estado retorne algum posicionamento para o Sindicato.

O DETRAN informa que o atendimento no órgão está sendo realizado pelos servidores terceirizados e que os procedimentos para dar entrada à primeira habilitação estão acontecendo normalmente. Os serviços que estão suspensos com a greve são apenas os de vistoria e as provas práticas.

Fonte: Vicente de Paula