Sesapi descarta febre amarela como causa de mortes de macacos no PI

57 municípios do estado seguem em área de risco para o vírus

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a divulgação da informação de que macacos haviam morrido de febre amarela no interior do Piauí, a Secretaria de Saúde do estado iniciou um protocolo para apurar a causa das mortes. A investigação foi realizada seguindo orientações do Ministério da Saúde e descobriu que as mortes dos primatas não têm relação com o vírus.  

De acordo com a Secretaria de Saúde, uma morte ocorreu na cidade de Jatobá do Piauí e foi causada por atropelamento. Outras duas mortes de macacos ocorreram em São Raimundo Nonato e não têm relação com a febre amarela. 

A Sesapi reitera que a população dos 57 municípios que fazem divisa com a Bahia deve procurar unidades de saúde para receber a imunização. 

Confira a nota da Secretaria de Saúde na íntegra: 

Sobre a morte de três macacos ocorrida no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que:

- uma ocorreu por atropelamento por uma motocicleta, no município de Jatobá, ao norte da capital;

- e duas mortes ocorreram em São Raimundo Nonato, no mês de novembro. Pelos dados coletados pela equipe de Vigilância, e que estão em fase de conclusão, apontam preliminarmente que as mortes não têm relação com a Febre Amarela, como reiterado pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, em entrevista hoje, dia 22.

Somente com investigação, que deve ser realizada como medida de vigilância e atendendo aos protocolos do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde vai informar a população sobre a causa da morte daqueles primatas.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da população dos 57 municípios que fazem divisa com a Bahia para que procurem uma unidade de saúde para imunização. Deve ser vacinada a população entre 9 meses e 57 anos de idade e para quem deva viajar para aqueles municípios piauienses e ainda para os Estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais. 

A Secretaria de Saúde disponibilizou 16 mil doses de vacina, que já se encontram nos municípios, e mais 16 mil estão em estoque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES