Sine começa o mês com mais de 300 oportunidades; cadastro é simples

Apenas no mês passado foram 2823 encaminhamentos

A inclusão no mercado de trabalho quase sempre corresponde a um processo complicado, principalmente para quem está em busca do primeiro emprego. Procurando facilitar essa ponte, o Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI) oferece uma série de oportunidades e através de um sistema rápido, seleciona os possíveis candidatos à vaga.

Apenas no mês passado foram 2.823 encaminhamentos (uma média diária superior a 91), já as contratações somaram 936, o que corresponde um índice maior que 30 por dia.

Seguindo esta tendência positiva, apenas na primeira semana de setembro cerca de 320 novas oportunidades estão sendo ofertadas, sendo que 33 para pessoas com deficiência.

O cadastro é simples e pode ser feito através da internet. Basta os interessados acessarem o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho (MTE) e preencherem os campos necessários. Contudo, para os aspirantes as vagas que preferem comparecer à sede do órgão, a distribuição das senhas tem início às 7h da manhã.

Vale lembrar que no primeiro atendimento serão inseridos os dados do trabalhador no sistema, procedimento que dura cerca de 20 minutos. Nesse processo é imprescindível levar os originais da carteira de identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e certificados.

Segundo o gerente de intermediação de mão de obra do Sine-PI, André Cortez, um dos grandes objetivos da equipe é ajudar na dinamização da economia com o preenchimento de postos.

"Nós temos como meta a organização do mercado de trabalho em nosso estado e ser a ponte entre o empregador e o empregado, empresa e trabalhador, diminuindo assim o índice de desemprego e proporcionando a inclusão do trabalhador no mercado de trabalho", destaca.

Para manter essa organização e não deixar nenhuma chance escapar, a atualização ocorre constantemente. "Temos uma equipe que diariamente visita as empresas para captar as vagas e lançar no nosso sistema Intermediação de Mão de Obra (IMO).

É importante manter o cadastro atualizado no Portal Mais Emprego para facilitar o processo de encaminhamento de entrevista", explica Cortez. Nesse sentido, os candidatos que não possuem acesso à internet, sempre que mudarem de endereço, telefone, ou realizarem novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional devem comparecer imediatamente ao SINE para atualizar o cadastro.

Todos os meses são disponibilizadas cerca de 650 vagas, em média, chegando a duas mil, em certos períodos. Ao todo, só este ano, já foram 11.940 vagas.

Fonte: Francy Teixeira