Sistema Meio Norte realiza capacitação de profissionais na prevenção de acidentes decorrentes do trabalho

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho

Treinamento no Sistema Meio Norte | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sistema Meio Norte realizou neste sábado um treinamento com equipe de 12 profissionais da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que atuam na empresa.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Segundo a psicóloga Karolinny Ramalho, Coordenadora de Recursos Humanos do Sistema Meio Norte esse é o primeiro treinamento deste ano com essa equipe. “Nosso objetivo é treinar nossos profissionais para que entendam mais sobre a NR5 (Norma Regulamentadora) e para que possam atuar de forma mais capacitada”, disse Karolinny informando que o setor trabalha em parceria com o técnico em Segurança do Trabalho, Carlos Alberto.

A capacitação tem a parceria do Senac que através do engenheiro de Segurança Luis Carlos deu o treinamento para os profissionais.

O Ministério do Trabalho estabelece que todas as empresas públicas e privadas têm a obrigação de desenvolver esse trabalho da NR5.

De acordo com Luis Carlos é importante que as empresas trabalhem para garantir a prevenção de acidente nas atividades em todas as suas atuações, tanto na parte administrativa como na parte operacional tem que haver atuação da CIPA. “Esse treinamento veio para reforçar, disciplinar e também conceder informação para que os profissionais do Sistema Meio Norte possam desenvolver o trabalho com segurança e para que todos os trabalhadores da empresa retornem para suas casas e famílias com tranquilidade”, diz o engenheiro.

O Ministério do Trabalho diz que o treinamento para CIPA deverá contemplar, no mínimo, os itens como: estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização do CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

“No treinamento tentamos colocar situações práticas para que eles possam desenvolver como investigação de acidentes, identificação dos riscos e até mesmo a parte trabalhistas dos funcionários para que saibam que é obrigação deles aprender os dispositivos da norma, como uso do DPI que é um dos fatores que mais causam acidentes”, conclui Luis Carlos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES