Sistema on-line agiliza entrega de resultado de exames

Sistema on-line agiliza entrega de resultado de exames

Sistema on-line agiliza entrega de resultado de exames

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vem realizando junto às equipes das Unidades Básicas de Saúde e hospitais municipais o treinamento e cadastramento de funcionários para a administração do GAL, Gerenciador de Ambiente Laboratorial, uma rede on-line de resultados de exames laboratoriais.

A rede facilitou o acesso a resultados de exames de importância epidemiológica, como dengue, tuberculose e influenza, que são enviados para análise no LACEN, Laboratório Central do Estado. 

Com o sistema, as equipes das Unidades Básicas e dos hospitais podem visualizar os resultados on-line, ganhando tempo no diagnóstico e tratamento.

"Antes do GAL ser implantado, os pacientes e médicos tinham que esperar de 5 a 15 dias para receber o resultado.

Agora essa espera caiu para 2 a 5 dias, dependendo do exame", informou o farmacêutico Eduardo Braz, responsável pelo treinamento das equipes.

O sistema informatizado também contribuiu para a coleta mais precisa de dados pelo setor de Vigilância Epidemiológica da FMS. 

Segundo Eduardo Braz, o setor agora pode acompanhar de forma mais rápida que exames estão sendo solicitados, onde estão ocorrendo as solicitações e os resultados dos mesmos.

Fonte: Jornal Meio Norte