Sisu bate recorde de inscrições e registra quase 2 mi de inscritos

Sisu bate recorde de inscrições e registra quase 2 mi de inscritos

Primeira chamada sai na próxima segunda-feira.

Um total de 1,95 milhão de pessoas garantiu a participação na primeira edição deste ano do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), informou o MEC (Ministério da Educação) neste sábado (12). O número foi recorde.

O número de inscrições é 11% maior que o do ano passado e os candidatos concorrem a 129.319 vagas em 3.752 cursos. Depois de cinco dias, o total de inscrições foi de 3.801.894, já que cada pessoa pôde se candidatar a dois cursos. O registro também é recorde.

A primeira chamada dos selecionados está prevista para a próxima segunda-feira (14). Os convocados devem providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22.

Já a segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.

Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do sistema neste primeiro semestre.

Concorrem às vagas os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 que tiveram nota maior que zero na redação.

O MEC divulga o balanço detalhado da primeira edição do Sisu 2013 na próxima segunda-feira (14).

O sistema

Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno.

Além disso, foi possível também escolher a modalidade de concorrência. O Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições foram gratuitas e as instituições de ensino devem ofertar acesso à internet aos estudantes interessados.

Fonte: r7