Situação de lagoa preocupa moradores no sul do Piauí

Antes considerada área de preservação ambiental, a lagoa de Nazaré do Piauí está com um baixo volume de água e ameaça secar por completo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Essencial para parte das famílias no município, a Lagoa de Nazaré do Piauí, região sul do Estado, segue preocupando. A situação alarmante se dá pelo baixo volume de água, tal como a poluição e a ausência de um projeto de preservação eficaz. O pedido se volta para que medidas urgentes sejam tomadas, afinal a população sofre diariamente com o medo que o bem natural volte a secar novamente, tal como aconteceu no ano de 2012.

O cenário já vivenciado assusta e aponta a necessidade de atuações enérgicas. “Antigamente foi considerada uma área de preservação ambiental, sendo inclusive demarcada pelos órgãos responsáveis, mas com o tempo houve o abandono. As áreas demarcadas estão esquecidas”, comenta o estudante de meio ambiente Ricardo Dias. O cuidado com a lagoa, que é primordial para mais de 15 comunidades rurais no entorno da cidade, pode evitar que graves problemas voltem a atormentar os residentes, como, por exemplo, a fome e a seca.

A diminuição no volume assinala que algo está errado, tirando o sono dos moradores. “Espero que seja feito um projeto para salvar, pois a fauna e a flora da região estão sendo totalmente afetadas. Também chamo atenção para uma prática ilegal praticada por um fazendeiro, que está tomando para si parte do território que abrange a lagoa, algo totalmente ilegal”, destaca Dias.

Segundo o jovem, pequenas barragens feitas na região também contribuem para a “morte” do local, em que uma grande quantidade de areia cai sobre o ponto, prejudicando totalmente e criando “ilhas”. O medo é que a situação se torne irreversível.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES