Sobe para 15 o número de mortos por causa das chuvas no Espírito Santo

Os homens do Exército chegam nesta quarta-feira (25) ao Espírito Santo com material e equipamento para a construção de uma ponte móvel.

O número de mortes causadas pelas chuvas no Espírito Santo subiu para 15, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Ao todo, 48 municípios do Estado foram afetados.

Os homens do Exército chegam nesta quarta-feira (25) ao Espírito Santo com material e equipamento para a construção de uma ponte móvel. O rio Doce subiu sete metros. A BR-101 está interditada nos dois sentidos no município de Linhares, no norte do Estado. Segundo a Defesa Civil, nos municípios de Colatina, Santa Teresa e Itaguaçu há risco de desabamento.

A intensa e prolongada chuva que ocorre no Estado do Espírito Santo, com registros desde o início do mês deixou muitos dos 48 municípios afetados sem comunicação, água potável e energia elétrica. Dentre a população atingida 49.886 capixabas já precisaram deixar suas casas, sendo que 5.300 pessoas foram acolhidas em abrigos e 44.586 estão em casas de parentes e amigos. O levantamento de pessoas afetadas pelas chuvas continua prejudicado pela dificuldade de acesso as áreas afetadas.

Cerca de 20 mil km de estradas foram destruídas ou danificadas, dificultando o tráfego de veículos e pessoas inclusive até a chegada de socorro e ajuda humanitária. Até os abrigos, usados para aloja quem perdeu suas casas, estão embaixo d"água. O comércio, indústrias e serviços foram prejudicados e nos municípios do interior ocorreu muita perda na agricultura e pecuária.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua enviando alertas de risco de inundação e deslizamento de terra na região serrana e alagamentos em Linhares e Colatina devido ao rio Doce estar com nível de água acima taxa da inundação. O governo decretou Situação de Emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.

Fonte: r7