"Somos vitrine no nordeste", diz reitor da UFPI

"Somos vitrine no nordeste", diz reitor da UFPI

"Temos uma equipe que está conseguindo desenvolver o Estado do Piauí", afirmou

Dois softwares produzidos por professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão sendo comercializado nos Estados Unidos, 84,2 % dos 1.481 professores da instituição têm mestrado e doutorado. São 589 doutores e 658 mestres. A Universidade Federal do Piauí tem hoje cinco cursos de doutorado e 31 cursos de mestrado. Em 2004, a Universidade Federal oferecia 2.354 vagas e era uma universidade de tamanho pequeno. Hoje, a Universidade Federal do Piauí oferece 5.964 vagas. ?Somos hoje uma vitrine no Nordeste?, define o professor Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da Universidade Federal do Piauí.

?Temos uma equipe que está conseguindo desenvolver o Estado do Piauí, está conseguindo construir e dar uma contribuição para a construção do Estado do Piauí, melhorando, e muito, sua competitividade", disse.

Jornal Meio Norte ? Em que a Universidade Federal do Piauí avançou em sua gestão?

Luiz Júnior ? Primeiro, eu quero falar em nome da administração superior e dos demais gestores que compõem a equipe desde o dia 22 de novembro de 2004 até novembro de 2012, quando completaremos

oito anos. Quero dizer ao Piauí que as ilações, inclusive um grande jornal nacional, o segundo grande

jornal do país, divulgou inverdades quanto à Universidade Federal do Piauí. Infelizmente, nós não tivemos espaço para mostrar para a sociedade brasileira a gestão pública e de qualidade que estamos fazendo e sem nenhuma arranhadura. Quem são os órgãos controladores deste país? A CGU, o TCU. São os órgãos responsáveis para fiscalizar e acompanhar e julgarem. Inicialmente dão os certificados,

que são as auditorias feitas pela CGU. Depois, encaminha para o MEC, que também se pronuncia, e o

TCU julga. Causa espécime, em um país democrático e de direitos que deve ter denúncias, que façam denúncias sem responsabilidade. Temos que fazer denúncias com responsabilidade.

Confira a íntegra da entrevista no Jornal Meio Norte desse domingo nas bancas.

Fonte: Jornal Meio Norte