TAM e Gol retomam voos em Porto Alegre

A TAM também promete restabelecer os voos para Buenos Aires

As companhias aéreas TAM e Gol anunciaram que irão retomar os pousos e as decolagens nos aeroportos de Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), na tarde desta sexta-feira (10).

A TAM também promete restabelecer os voos para Buenos Aires a partir das 18h desta sexta. Segundo nota, a empresa "está avaliando constantemente as condições de voo nestas rotas e, caso haja riscos, poderá voltar a suspender a operação". A companhia continua cancelando os voos para Montevidéu.

Já a Gol afirmou que irá restabelecer os voos para Porto Alegre, Caxias do Sul (RS) e Chapecó (SC). A companhia aérea já havia retormado os voos para Florianópolis, Navegantes (SC) e Joinville (SC).

Apesar de ainda haver cinzas do vulcão chileno Puyehue sob os céus do Rio Grande do Sul, a Gol garante que há condições de realizar voos com segurança para a localidade.

Já a Azul anunciou na tarde desta sexta-feira que cancelou seus voos com origem ou destino na região Sul. De acordo com a empresa, por medida de precaução ela não irá operar "em qualquer local que for atingido por essas cinzas". A empresa afirmou que vai avisar os clientes dos voos cancelados para oferecer a remarcação gratuita ou reembolso.

Desde às 6h30 desta sexta-feira, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), cancelou 57 voos que partiriam do local.

Outros 46 voos previstos para pousar em Porto Alegre, nesta sexta, também foram cancelados.

Durante a madrugada, o voo 5438 da empresa Trip, de Porto Alegre para Campo Grande, foi o único que decolou. Tratava-se de um turboélice que viaja a uma altitude mais baixa do que os jatos, que decolou às 6h50.

Voos internacionais

A companhia aérea LAN informou que seus voos com partida e chegada em Buenos Aires foram restabelecidos a partir da tarde desta sexta-feira. Ainda segundo a empresa, a partir de sábado (11), todas as operações já estarão normalizadas. A LAN também informou que durante o dia de hoje, os voos restabelecidos para a capital argentina estão sendo redirecionados ao aeroporto de Ezeiza. Os voos desde e para Montevidéu (Uruguai) serão restabelecidos amanhã.

Fonte: IG