Taxa do aluguel no Brasil cai 0,34 ponto percentual

Isso quer dizer, houve diminuição da taxa do aluguel.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (15) DO JORNAL MEIO NORTE

O ano de 2015 inicia com novidades no mercado de aluguel de imóvel. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), fechou o primeiro decênio do ano com taxa de variação de 0,29%, registrando queda de 0,34 ponto percentual em relação aos 0,63% da alta do indicador no mesmo período de dezembro do ano passado. Isso quer dizer, houve diminuição da taxa do aluguel.

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é feito anualmente, e serve para regular o preço dos alugueis dos imóveis em todo Brasil. Em Teresina, segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí, Nogueira Neto, poucas foram as mudanças nos últimos anos relacionadas com reajustes. “O IGP-M é usado nacionalmente. Ainda, considerando os indicies oficiais, ele permanece estável entre 5% e 8%, pois varia com o dólar que é um forte componente na formação do indicie”, destaca.

O presidente ainda destaca, que no caso dos imóveis novos, as regras de mercado são outras, como o caso da Lei da Locação. “Nesses casos, são as imobiliárias que estabelecem quanto o imóvel vale para determinado local. Existe ainda a Lei da Locação, nela, os contratos estabelecidos em períodos mínimos de 30 meses, são reajustados os valores de mercado pelo proprietário e locatário, havendo assim um consenso”.

Clique e curta o Portal Meio Norte no facebook

Fonte: Daniely Viana