SEÇÕES

TCE tem curso de Gestão e Governança com especialistas do TCU

Evento iniciou terça-feira e prossegue até esta quarta-feira (30).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) iniciou nesta terça-feira (29) o curso de Gestão e Governança, destinado a servidores da Corte de Contas e técnicos de órgãos parceiros. O evento prossegue até esta quarta-feira (30), na Escola de Gestão e Controle (EGC), e faz parte das comemorações dos 118 anos do TCE, que iniciaram nesta segunda-feira (28) e prosseguem até quinta, dia 31.

O curso é ministrado pelos auditores Claudio Sarian Altounian, Daniel Luiz de Souza e Leonardo Guimarães Lapa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Entre os assuntos abordados estão os desafios internos e externos dos Tribunais de Contas. Entre os desafios internos estão melhorar o tempo de julgamento dos processos, ampliar o uso de inteligência e de informações estratégicas no planejamento e na execução das ações de controle, intensificar a troca de informações e articular as diversas unidades para melhorar a eficiência e eficácia dos trabalhos.

Os desafios externos, por sua vez, envolvem o aumento da demanda das ações de controle, ampliação da necessidade de especialização, aumento do controle social e o incremento da fiscalização e combate às fraudes eletrônicas. Autor de diversos livros e considerado uma das maiores autoridades do país em obras públicas, contratos e licitações, Claudio Sarian diz que o maior desafio dos órgãos públicos é planejar. “O planejamento tem como objetivo maximizar os recursos disponíveis e fazer com que todos consigam remar na mesma direção”, observa.

O presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o curso é uma grande oportunidade para os participantes aperfeiçoarem seus conhecimentos sobre governança e eficiência da gestão pública. Os palestrantes também participaram de uma breve reunião com Olavo Rebelo, no gabinete da Presidência, quando falaram sobre os desafios e a importância do planejamento estratégico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos