Teatro do Boi comemora 30 anos com programação especial na capital

A programação é gratuita e tem inicio a partir das 19h

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (15) o Teatro do Boi comemora 30 anos de existência em uma noite de apresentações com dança, música e documentário. A programação é gratuita e tem inicio a partir das 19 h. 

A abertura da comemoração fica por conta do corpo de baile do próprio teatro, em um espetáculo nomeado como "Renascimento do Boi". 

A noite continua com a apresentação da Orquestra de Violões e os alunos do curso de violão e a apresentação do teaser do documentário criado especialmente para o Teatro. De acordo com Kleyton Marinho, gerente de Promoção Cultural da FCMC a exibição tem aproximadamente 10 minutos.

"Hoje iremos exibir uma prévia do que será o documentário, que está sendo preparado com muito cuidado. Ele já vem sendo idealizado há anos e conta a história do teatro desde a época em que era matadouro, com participações de pesquisadores, artistas e mais", disse. 

A comemoração faz parte do calendário festivo do aniversário da cidade, que este ano comemora 165 anos. O Teatro do Boi é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. 

Teatro e as mulheres

Desde dos anos 80, precisamente 15 de agosto de 1987 o matadouro público municipal de Teresina deu lugar a um espaço para ser cultivada a cultura popular, nomeado como CIARTE - Centro Integrado de Artes. No começo um grupo de mulheres, envolvendo diretoria, tesouraria e artistas se uniram a Sidh Ribeiro para a formação do Balé da Cidade, conhecido como a Menina dos Olhos de Teresina por muitos anos. 

Bailarina e fundadora ainda como 1ª oficina de balé a professora Ivoneide Silva Ribeiro assumiu em 1990 a turma de bailarinos. No ano seguinte Sidh se uniu a ela e em 1992 foi criado o Balé Experimental do Teatro do Boi, para que em 1993, oficialmente fosse criado o Balé da Cidade de Teresina. Em uma direção compartilhada Sidh, afirma que durante anos esteve ao lado de grande mulheres e que elas tinham uma força gigantesca na hora de tomar decisões para melhorar a cultura da cidade.

"Estive rodeado de grande mulheres em todo período que trabalhei com cultura. Naquela época, quatro grandes nomes fizeram a diferença na Fundação Cultural proporcionando a sociedade momentos únicos", disse. 

Ainda segundo o artista, além de Ivoneide Silva, ganhadora de mais de 200 prêmios, estiveram a frente da cultura Vilma Teles, no setor financeiro, Amália Teles como superintendente da FCMC e Eugenia Ferraz, como presidente da FCMC. 

O balé foi o carro chefe do CIARTE, diversas carreiras foram iniciadas e aprimoradas nos palcos do local cultural, possibilitando outras oficinas como de teatro, dança, música, memória de bumba-meu-boi, biblioteca comunitária, festivais de cultura popular e de teatro. 

Entre os anos 2001 e 2004 foi projetado o programa Lagoas do Norte pelo atual prefeito Firmino Filho e incluído a reforma do teatro. Em 12 de junho de 2012, ganhou melhor estrutura e foi reaberto oficialmente ao público com o atual nome de Teatro do Boi. Atualmente, o local é dirigido pela produtora cultural Ana Teresa Lopes e se tornou referência em produção e disseminação de cultura popular na cidade. 

O teatro oferece diversas oficinas como: teatro, danças, artes plásticas, música, corte e costura, capoeira, além de exposições, festivais e eventos variados possibilitando vida cultural não só a região norte da cidade como a cultura do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES