1 em cada 3 tem ciúmes ao ver perfil de amigos no Facebook

1 em cada 3 tem ciúmes ao ver perfil de amigos no Facebook

Perceber que seus contatos podem ter uma vida divertida pode fazer com que um usuário sinta inveja.

Pesquisadores alemães de duas universidades entrevistaram 600 pessoas e notaram que cerca de um terço delas se sente mal ao entrar no Facebook e ver as interações de seus amigos. De acordo com o estudo, perceber que seus contatos podem ter uma vida divertida pode fazer com que um usuário sinta inveja, tristeza e até uma "insatisfação geral? com a sua própria vida.

Segundo os experts da Humbold University, em Berlim, e da Technical University, de Darmstadt, o sentimento de inveja é despertado em diversos usuários do Facebook quando eles visualizam diversos tipos de interação. Os números do estudo são bem impressionantes: 36% das pessoas disseram que se sentem ?frequentemente? ou ?algumas vezes? frustrados quando se conectam à rede social.

Entre os principais motivos para isso estão as fotos de férias, atualizações de status em que haja comemorações por sucesso no trabalho e publicações que tenham relação com a vida social (como fotos e check-ins realizados em determinados locais) dos amigos. Até fotos de animais e desejos de ?feliz aniversário? incomodam os ?invejosos digitais?.

Resumidamente, a ideia do estudo é comprovar que as pessoas usam o Facebook para medir seu próprio sucesso e popularidade, e fazem isso ao comparar suas atividades com as de seus amigos. No entanto, segundo os responsáveis pela pesquisa, as pessoas estão ?dando muita importância à felicidade dos outros somente pelo que lêem, causando uma base perfeita para a inveja?.

?Mostramos cientifcamente que as redes sociais dão acesso a muitas notícias positivas e que ter amigos bem sucedidos pode causar inveja. Sucesso, talento e bens geram reações de inveja?, comentou Hanna Krasnova, da Humboldt University.

Fonte: tech tudo