Counter Strike um precursor do e-Sport e rei da internet faz 15 anos

Em 19 de junho de 1999, há aproximadamente 15 anos, o vietnamita naturalizado canadense Minh Le lançava o Counter Strike

Em 19 de junho de 1999, há aproximadamente 15 anos, o vietnamita naturalizado canadense Minh Le lançava uma modificação para o game Half-Life. Le, que já havia feito Mods em games como Quake, talvez não fizesse ideia do impacto que o ainda em fase beta Counter Strike traria para toda a indústria.

O "CS", sigla pela qual o game ficou famoso, nasceu graças à política bastante aberta da Valve em relação aos seus games, disponibilizando o kit de desenvolvimento (SDK) para que programadores criem modificações se baseando em seus motores gráficos. Assim nasceram outros Mods, como o game psicodélico de confrontos Ricochet, desenvolvido pela própria Valve, e o jogo tematizado na segunda guerra Day of Defeat e bem mais tarde o hilário Garry"s Mod. Mas foi o conflito entre terroristas e contra-terroristas desenvolvido por Le que ganhou a atenção do público.

Por conta do sucesso do Mod, Le abandonou seu curso em Ciências da Computação para se dedicar ao desenvolvimento de Counter Strike, trabalho feito em conjunto com Jess Cliffe (que, por sinal, é a voz nas icônicas frases através do rádio). As atualizações semanais evoluíram rapidamente o Mod e, seguindo a filosofia que fez este game surgir, muitas modificações para CS adicionariam novas armas e elementos marcantes como os sons para headshots (o famoso HS) e múltiplas kills (quem aí não lembra disto?), além de uma infinidade de mapas criados por pessoas de todo o mundo.

Fonte: UOL