3D: Lente é capaz de produzir imagens microscópicas

Lente permite que apenas um microscópio faça o trabalho de vários

Engenheiros da Universidade de Ohio criaram uma lente capaz de criar imagens microscópicas em três dimensões. A lente permite que objetos microscópicos sejam vistos de nove ângulos diferentes, posteriormente combinados em um computador para formar uma imagem em 3D.

Segundo o jornal da Universidade de Ohio, a equipe do engenheiro Allen Yi conseguiu captar imagens em três dimensões da ponta de uma caneta esferográfica, que tem cerca de 1 mm de diâmetro, e de uma minibroca com diâmetro de 0,2 mm. Segundo Yi, a lente permite que apenas um microscópio faça o trabalho de vários. "Para nós, a parte mais interessante desse projeto é que será capaz de ver a verdadeira forma de microamostras, em vez de apenas uma projeção bidimensional", afirma.

O engenheiro, que produziu o protótipo da lente através de uma máquina de corte de prescisão, garante que ela pode ser fabricada em larga escala, através de técnicas tradicionais de moldagem. Segundo Yi, a lente pode ser usada em microscópios já existentes.



Fonte: Terra, www.terra.com.br