Acesso à web em casas cresce 11% no Brasil em 1 ano, diz Ibope

Pesquisa compara dados de setembro de 2011 e 2012. País tem 67,8 milhões de pessoas com acesso à web em casa

O acesso à internet feito de casa cresceu 11% no período entre setembro de 2011 e 2012, no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope Nielsen Online nesta quinta-feira (1º). Em relação ao mês anterior, os dados de setembro de 2012 representaram um aumento de 1,4%.

?O consumo de internet no Brasil vem aumentando principalmente nas residências?, disse o analista José Calazans, segundo comunicado divulgado pelo Ibope. No total, foram 67,8 milhões de pessoas com acesso à web em casa durante o mês de setembro, dos quais 42,1 milhões são usuários ativos.

Calazans divide a evolução do uso da internet em domicílios brasileiros em três fases. Segundo ele, até o fim de 2003, havia uma concentração de uso por pessoas com mais renda. ?Em 2004, a internet domiciliar continuava restrita às classes A e B, mas o número de usuários mensais superou os 10 milhões com o surgimento dos sites sociais?, destaca o analista, segundo o comunicado.

Por fim, a partir de 2007, com o aumento da renda, os brasileiros que frequentavam as lan houses começaram a comprar seus computadores, diz ele. ?E uma quarta fase pode estar começando agora, com o uso da internet e das redes sociais por meio de tablets e smartphones?, conta.

O estudo mostrou que o Brasil fechou setembro como 70,9 pessoas com acesso à internet em casa ou no trabalho ?do total, 50,9 são usuários ativas da web. Quando são considerados todos os ambientes (incluindo lan houses e outros locais), 83,4 milhões de pessoas acessaram a internet no Brasil no segundo trimestre de 2012.

Fonte: G1