SEÇÕES

Adutora atenderá até 50 municípios atingidos pela seca no Piauí

Projeto tido como alternativa viável para o abastecimento d’água.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizará no dia 21 de agosto uma audiência pública para discutir a implementação de políticas públicas no combate à desertificação no Piauí. A audiência foi proposta pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, e aprovada por unanimidade na sessão plenária desta quinta feira (13).

Também será discutida a viabilidade de implantação da Adutora do Sertão, projeto tido como alternativa viável para o abastecimento d’água em cerca de 50 municípios da região sul, a partir de poços da região do Vale do Gurgueia. A audiência acontecerá no dia 21 de agosto, às 9 horas, no plenário do TCE-PI.

O procurador-geral do MPC-PI, Plínio Valente, disse que o objetivo é trazer discussões sobre políticas públicas para o combate e prevenção da desertificação no Piauí. Ele citou que os municípios do Piauí não colocam em prática a lei federal que prevê a implantação do plano municipal de combate à desertificação. Durante a sessão, o conselheiro-substituto Jaylson Campelo destacou a importância da audiência pública, observando que o meio ambiente se relaciona diretamente à qualidade de vida da população.

A desertificação é um processo de degradação ambiental que acontece em áreas secas e semiáridas e provoca perda de fertilidade do solo e escassez de recursos hídricos. No Piauí, este processo acontece principalmente no município de Gilbués, no sul do Estado, e tem como consequência a degradação dos principais rios da região – Gurguéia e Uruçuí Vermelho.

O TCE-PI deverá convidar para o evento estudiosos do assunto e representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Associação Piauiense de Municípios (APPM), 25º Batalhão de Caçadores e de outras instituições e entidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos