Android assume liderança do mercado de smartphones

Android assume liderança do mercado de smartphones

Estudos de duas consultorias, apesar de usarem metodologias diferentes, apontam liderança

O Android agora é o sistema operacional para smartphones com maior participação de mercado nos Estados Unidos, de acordo com estudos divulgados hoje (3) pelas consultorias Nielsen e comScore. Os Estados Unidos representam um dos principais mercados para smartphones em todo o mundo.

De acordo com a Nielsen, os smartphones com Android representam 29% do mercado. Empatadas, a Research in Motion (RIM), com os BlackBerries, e a Apple, com o iPhone, têm 27% do mercado cada uma. Como a Apple e a RIM fabricam aparelhos com o sistema próprio, no entanto, estão em melhor posição na disputa pelo mercado do que o Google, dizem os analistas da Nielsen.

Como o Android é usado por vários fabricantes de smartphones, a Nielsen também divulgou a participação de mercado do Android fragmentada por empresa. A HTC tem 12% do mercado, enquanto a Motorola tem 10% e a Samsung tem 3% do total de participação do Android nos EUA.

Logo em seguida à divulgação do estudo da Nielsen, a consultoria comScore também divulgou alguns dados. Em janeiro de 2011, segundo o estudo, o Android respondia por 31,2% do mercado de smartphones nos EUA. Há um ano atrás, a empresa tinha apenas 7,1% de participação nos EUA.

A RIM, no caso deste estudo, aparece com 30,4% do mercado americano, enquanto a Apple ficou com o terceiro lugar e 24,7% do mercado.

Fonte: IG