Android está vencendo a "guerra" contra iOS, diz diretor do Google

Diretor do Google afirma que guerra contra Apple está praticamente ganha

O diretor do Google, Eric Schmidt, acredita que a guerra travada entre sua companhia e a Apple, no mercado de smartphones, está quase acabada. Para ele, a vitória já é do Google.

Um relatório da empresa de pesquisa IDC mostrou que o número de dispositivos com Android representou 75% da demanda do mercado mundial no terceiro trimestre de 2012, enquanto o iOS ficou em segundo lugar com 14,9%. No mesmo período de 2011, o Android possuía 57,5%, contra 13,8% do concorrente.

Schmidt comparou o embate entre as duas empresas com a disputa entre a Apple e a Microsoft há 20 anos, pelo mercado de sistemas operacionais. ?É uma grande mudança de plataforma, mas estamos vencendo esta guerra?, afirmou.

O diretor acrescentou que o Google está confiante em sua habilidade de atrair usuários e anunciantes. Como hoje as pessoas dependem mais de dispositivos móveis, deixando computadores tradicionais em segundo plano, o Google tem usado a estratégia de ceder a receita para seus parceiros responsáveis pelo hardware ? como a Samsung.

Este sacrifício, explica Schmidt, é possível por que gera mais demanda por publicidade e outros serviços de internet que, a longo prazo, beneficiam o Google. ?No final, nós teremos uma fatia maior do mercado, não perfeitamente controlado e não perfeitamente gerido em virtude de sistemas abertos?, explicou.

Este seria uma das razões que levam o Android a crescer no mercado. Todo ano o número de aparelhos com o sistema operacional do Google que chega ao mercado é maior que os que contém o iOS, afinal o sistema é limitado apenas aos aparelhos da Apple. A mesma estratégia foi usada pela Microsoft, ajudando a popularizar o Windows 20 anos atrás.

Fonte: Tech Tudo