Android já está presente em 4 a cada cinco dispositivos móveis

Android já está presente em 4 a cada cinco dispositivos móveis

O estudo revela que o Android, agora, tem 79,3% do mercado dos smartphones

A popularização do Android chegou a um nível preocupante para os concorrentes. De acordo com a mais recente pesquisa da IDC, o sistema operacional móvel do Google aumentou sua diferença ao topo do mercado de plataformas mobile e alcançou uma marca impressionante: está presente em quatro a cada cinco gadgets, aproximadamente.

O estudo revela que o Android, agora, tem 79,3% do mercado dos smartphones, um aumento de mais de 10% em relação ao ano passado, que nesta mesma época possuía ?somente? 69,1%.

Há muitos fatores que explicam esta dominância do Android no mercado. A presença da plataforma em aparelhos de diversas fabricantes e especificações variadas é a principal delas. Porém, o crescimento atual surpreende até mesmo especialistas.

O iOS, por outro lado, está perdendo cada vez mais mercado. O sistema operacional da Apple atualmente é responsável por 13,3% do mercado. O percentual era um pouco maior em 2012: 16,6%.

Nos últimos anos, a Apple pareceu não se preocupar tanto com esta diminuição, já que era a empresa com maior lucro e a maior receita do mercado mobile, segundo a análise feita pelo site Business Insider. Agora, porém, as pesquisas indicam que a Samsung estaria próxima de superar a Apple nestes quesitos. Além disso, o Google Play já tem mais apps e o volume de downloads é maior que o da App Store.

A Apple ainda pode fazer algum contra-ataque em breve, mas Microsoft também quer aumentar sua fatia com o Windows Phone, assim como a BlackBerry, se mantém na ativa com o BB10.

Fonte: Tech Tudo