Anel inteligente ajuda cegos a lerem textos impressos; conheça o projeto

"FingerReader" é um projeto em desenvolvimento que lê textos em voz alta

Nos laboratórios de mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), pesquisadores como Roy Shilkrot e Jochen Huber estão trabalhando num dispositivo chamado ?FingerReader?, um anel inteligente que se encaixa ao redor do dedo e lê textos em voz alta, graças a uma câmera acoplada e modificação de softwares open source.

Para ouvir as palavras em voz alta basta passar o dedo por uma linha de texto e uma voz com tons metálicos irá dizê-las com um bom volume. Entretanto, não é qualquer texto que O ?FingerReader? consegue ler. Por exemplo, aqueles textos de caixa de remédio são pequenos de mais ainda; a fonte mínima é a de tamanho doze.

Sobre a voz, os pesquisadores ainda estão buscando melhorias, pois as vezes ela trava bastante, além de estar longe de possuir uma dicção perfeita. O peso é um ponto a favor, pois o dispositivo é feito de plástico e não pesa mais que um anel normal.

Em uma entrevista, o Ph.D Roy Shilkrot disse que não imagina que versão final do projeto seja direcionada apenas para pessoas com dificuldade de visão, indo além, viabilizando um cenário onde o dispositivo traduza as palavras em texto real. Shilkrot afirmou que era interessante notar que pessoas com deficiências na visão preferiam utilizar um dispositivo que não fora feito exclusivamente para eles, pois assim se sentiriam mais incluídos na sociedade como um todo.

Outra motivação aponta também para um estudo feito em 2007 pelo Instituto Nacional para os Cegos, na Inglaterra, afirmando que apenas 7% dos livros estão disponíveis em letras grandes, áudio e braille integral, incluindo eBooks. Com o advento do ?FingerReader?, seria possível aos deficientes lerem esse conhecimento outrora inacessível.

Embora ainda não haja nenhum plano para levar o gadget ao mercado, Shilkrot está ciente dos custos para a produção do dispositivo. ?Ainda não podemos dizer quanto vai custar o FingerReader, pois a tecnologia envolvida no projeto ainda está em evolução, ainda não temos preços definidos".


Anel inteligente ajuda cegos a ler textos impressos; conheça o projeto

Anel inteligente ajuda cegos a ler textos impressos; conheça o projeto

Anel inteligente ajuda cegos a ler textos impressos; conheça o projeto

Fonte: Tech Tudo