Aparelho cancela o som da broca de dentista

Quando ligado ao MP3 player do paciente, gadget inverte frequência do som e anula o barulho irritante

Um aparelho inovador que anula o barulho irritante de broca de dentistas pode acabar com o medo que as pessoas têm de ir ao dentista, segundo pesquisadores do King\"s College, da Universidade Brunel e da Universidade South Bank, todas de Londres.

O som da broca de dentista, aquela máquina usada para realização dos principais tratamentos dentários, é a causa principal para o temor da ida ao consultório. Este novo aparelho pode ajudar a contornar o medo das pessoas e incentivá-las a procurar tratamento quando necessário.

Editora Globo

Aparelho pode decretar o fim do barulho irritante nos consultórios

O protótipo criado pelos pesquisadores funciona de maneira parecida com os fones de ouvido que anulam o barulho externo, mas o aparelho foi projetado para cancelar o som na frequência da broca. O protótipo funciona de maneira bem simples. O paciente pluga seu fone de ouvido no aparelho, que pode ser ligado a qualquer MP3 player. ASsim, o paciente ouve suas músicas preferidas e ainda bloqueia o barulho causado pela broca do dentista.

De acordo com os pesquisadores, o paciente ainda pode ouvir a voz do dentista e de outros membros da equipe odontológica, mas outros sons indesejados são filtrados pelo aparelho. Para anular o som da broca, o aparelho tem um microfone e um chip que analisa a frequência do som ambiente. Em seguida, ele produz uma frequência invertida que cancela o barulho.

Embora o produto ainda não esteja disponível para os dentistas, os pesquisadores pedem que investidores ajudem a levar o protótipo para o mercado. \"Muitas pessoas deixam de ir ao dentista por causa da ansiedade associada com o barulho da broca. Esse dispositivo tem potencial para fazer medo da broca uma coisa do passado\", afirma o professor Brian Millar, líder da pesquisa.

Fonte: ;po