Aplicativo de realidade aumentada ajuda dono a consertar o carro

Ao capturar imagens com câmera, ícones são apresentados para ajudar. Animações ensinam como colocar mais óleo e água no motor.

Um aplicativo em desenvolvimento para tablets e smartphones usa recursos de realidade aumentada para ajudar os usuários a realizarem consertos simples no motor dos carros e até a colocar mais óleo e mais água no radiador.

Criado pela empresa Inglobe Technologies (clique aqui para assistir ao vídeo), o usuário usa a câmera do tablet, por exemplo, para captar imagens do motor do veículo. Na tela do dispositivo, ícones aparecem em cima de cada parte do motor para apresentar informações. Ao tocar em um destes ícones, uma animação mostra o que deve ser feito, por exemplo, para abrir a tampa do óleo e adicionar mais líquido.

O sistema consegue identificar todas as partes do motor, mantendo as animações em cima de cada peça mesmo com o usuário se movimentando com o tablet.

Ainda não há previsão para o lançamento do aplicativo. A intenção da empresa é criar um sistema que identifique motores de diversos modelos de carros.

Fonte: G1