Aplicativo informa frequência escolar de alunos da rede pública

As tecnologias confirmam participação dentro das escolas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As tecnologias confirmam participação dentro das escolas. A cada dia surgem ferramentas que agregam benefícios para unidades de ensino, professores, alunos e família.

Pensando nisso, especialistas em Tecnologia da Informação (TI) desenvolveram o aplicativo Diário Sincronizado ON&OFF, que ajuda o trabalho de professores e avisa aos pais o controle de frequência dos filhos.

O aplicativo é responsável por facilitar o lançamento dos conteúdos praticados por professores dentro da sala de aula, dentre eles a frequência dos alunos; lançamentos de notas; conteúdo; ocorrências; aniversários do mês; além de diagnosticar o Índice de Massa Corporal (IMC). Dessa forma, todas as informações são distribuídas no Meu Diário, disponíveis no aplicativo.

A ferramenta já é utilizada em 450 escolas, totalizando 65 mil alunos nas cidades de Caxias (MA) e Ibirité (MG). Em Teresina, o projeto piloto se concentra na Escola Municipal Professor Manoel Paulo Nunes, localizada na zona Leste de Teresina. A unidade conta com um professor que utiliza o aplicativo em três turmas, agregando quase 300 alunos.

Agamenon Santa Cruz, especialista em TI e presidente da empresa de tecnologia idealizadora do aplicativo, conta que o Diário ON&OFF proporciona fatores de sustentabilidade, economia e praticidade.

“Agora, o professor faz a chamada de classe e em seguida lança o conteúdo on-line para a secretaria da escola. Com a tecnologia, constatamos que um município economizou cerca de R$ 500 mil com papel e armário”, destaca.

Além disso, a ferramenta salva todos os dados automaticamente, como também trabalha off-line.

O último consiste no momento em que o professor encontrar o local com acesso a internet, assim, o sistema sincroniza todas as informações para a secretaria da escola e também a Secretaria de Educação Municipal e Estadual.

As Prefeituras, o Estado e as próprias escolas são responsáveis em adquirir o aplicativo, como também podem passar informações aos pais dos alunos. O conteúdo chega através de mensagem de texto. Nesse caso, é preciso que o responsável possua cadastro atualizado informando o número do celular.

“Através do SMS, os pais recebem informações de reuniões de pais e mestres, como também eventuais notificações que o filho sofreu algum acidente. Por isso, é questão de segurança, pois são comprovados casos de violência nas grandes cidades”, explica Agamenon Santa Cruz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES