FMS: Aplicativo para smartphone contribui no tratamento da dengue

É possível calcular a reposição de líquidos de maneira customizada

Os médicos agora contam com uma nova ferramenta para o auxílio no diagnóstico e tratamento da dengue. A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) desenvolveu e lançou o aplicativo ?UNA-SUS Dengue?, que pode ser instalado em smartphones e tablets.

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo funciona como uma calculadora que registra idade, sexo, peso e os sintomas apresentados pelo paciente. ?Com estes dados, os médicos poderão definir automaticamente a conduta a ser adotada, de acordo com as peculiaridades de cada caso?, esclarece a Coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba.

É possível ainda calcular a reposição de líquidos de maneira customizada e fazer a descrição das características que classificam os pacientes nos grupos de risco da Dengue. Além disso, o ?UNA-SUS Dengue? apresenta uma sessão de dicas relacionadas ao tratamento e prevenção da doença.

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe UNA-SUS da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e lançado no último dia 10 de dezembro, em Porto Alegre. Ele pode ser baixado na Google Play Store através do link: http://migre.me/ckiLp

Fonte: FMS