Aplicativo transforma selfies em modelos 3D para usuários adeptos

Fotos podem se tornar modelos tridimensionais para jogos ou para serem criados com uma impressora 3D

Um novo aplicativo para iPad, o Itseez3D, é capaz de tirar selfies 3D. Qualquer foto tirada com a câmera do tablet pode se tornar um objeto tridimensional, segundo o TechCrunch.

O app funciona junto com um sensor 3D para dispositivos móveis, chamado Structure Sensor e desenvolvido pela empresa Occipital.

É preciso prender o sensor ao iPad e mover a câmera em todos os ângulos do objeto para capturar a foto em 3D.


Aplicativo transforma selfies em modelos 3D

Teoricamente, é um pouco difícil tirar uma selfie sozinho, pois é preciso que a pessoa não pisque, pegue todos os ângulos e segure a câmera de forma estável, mas um amigo pode ajudar com essa tarefa.

Depois de tirar a foto, é preciso fazer o upload das imagens em uma plataforma de nuvem em 3D, e então é possível usar a foto como um avatar de um jogo, em um aplicativo móvel ou imprimir o modelo em uma impressora 3D.

O público-alvo do Itseez3D e do Structure Sensor é formado principalmente por engenheiros, designers, arquitetos e fabricantes. Uma possibilidade de uso para um arquiteto, por exemplo, seria criar um tour em 3D de como a casa ou prédio vai ficar por dentro e por fora. Objetos virtuais também poderiam ser criados para jogos de óculos de realidade aumentada, como o Oculus Rift.

A Occipital, desenvolvedora do sensor 3D, planeja criar um sensor específico para smartphones. O sensor atual para iPad custa US$ 379, enquanto o aplicativo ItSeez3D é gratuito.

Fonte: Terra