Apple chega aos carros com o CarPlay; conheça a grande novidade

Os motoristas poderão usar o Apple Maps no sistema de navegação do carro, além de ouvir música

A Apple confirmou nesta segunda-feira seu primeiro software específico para automóveis, o CarPlay, que estreia durante o salão de Genebra. O programa será embarcado em carros das marcas Ferrari, Mercedes-Benz, Honda, Hyundai, Jaguar e Volvo ainda em 2014.

No entanto, o sistema não é voltado apenas para carros de luxo. Segundo afirmou a gigante de tecnologia, as marcas BMW, Ford, General Motors, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota já fizeram parcerias para ter o novo sistema integrado a seus carros - ainda sem data definida.

Os motoristas poderão usar o Apple Maps no sistema de navegação do carro, além de ouvir música. Chamadas de voz serão feitas por meio da plataforma Siri, que também é capaz de ler mensagens de texto e escrever respostas ditadas. Atualmente, já é possível conectar o iPhone ao veículo por meio de Bluetooth, mas agora o iOS será instalado no próprio veículo.

De acordo com a Apple, a integração com o aparelho, incluindo e-mail e mensagens de texto, vão facilitar a navegação por GPS, antecipando destinos e com direções de voz por interface Siri. Além do iTunes, a fabricante informou que o CarPlay também suportará aplicativos de música que não são da Apple, como o Spotify e iHeartRadio.

?O CarPlay foi desenvolvido a partir do zero para permitir aos motoristas uma experiência incrível usando o iPhone no carro?, afirmou em nota Greg Joswiak, vice-presidente de marketing para o iPhone e iOS. O CarPlay será fornecido como uma atualização do sistema operacional iOS 7, lançado no ano passado, e será compatível apenas com os modelos de smartphone 5, 5C e 5S.

No ano passado, ao lançar o sistema iOS 7, a fabricante já havia mostrado como ficaria a aparência do iPhone refletida na tela do carro. No início do ano, rumores apontaram para uma possível aquisição ou parceria com a fabricante de carros elétricos Tesla. O chefe de fusões e aquisições da Apple, Adrian Perica, teria se reunido com o fundador da Tesla, Elon Musk, nos escritórios da empresa no ano passado. Os investidores esperam que a Apple, que apresentou pela última vez um novo dispositivo, o iPad, em 2010, tenha algo na manga para 2014.

Fonte: Terra, www.terra.com.br