Arquivos do tipo GIF completam 25 anos; relembre a história

Formato criado em 1987 permite animação com até 256 cores por tela

Os arquivos do tipo GIF, sigla que representa Graphics Interchange Format, completam 25 anos nesta sexta-feira (15). Os GIFs ficaram famosos na internet porque permitem que as imagens sejam animadas, o que abriu a possibilidade para a criação de algumas animações engraçadas que circulam na web.

Os GIFs suportam até 256 cores por quadro e foram criados por uma empresa chamada CompuServe em 1987. Segundo o site ?Daily Dot?, Alexander Trevor e seu time, que trabalhavam na companhia, lançaram a primeira versão dos GIFs em 15 de junho daquele ano. No time de Trevor, estava Steve Wilhite, considerado um dos principais inventores do formato.

?Os GIFs eram o formato mais simples e versátil do mercado?, disse Trevor, ao site Daily Dot. ?Para algumas situações, não há nada melhor que o GIF.?

Populares no início da internet, os GIFs voltaram a fazer sucesso com o uso de plataformas como o Tumblr, que simplifica o compartilhamento das imagens. No Brasil, o site "Como eu me sinto quando..." (acesse aqui) fazem sucesso ao associar GIFs animados a determinadas situações.

Mais recentemente, os arquivos ganharam teor de arte com o trabalho de fotógrafos como Jamie Beck, que trabalha com moda. Ela montou uma série de belas imagens, que têm pequenas movimentações, possibilitadas pelo formato GIF.

Fonte: G1