Arquivos do tipo GIF completam 25 anos; relembre a história

Formato criado em 1987 permite animação com até 256 cores por tela

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os arquivos do tipo GIF, sigla que representa Graphics Interchange Format, completam 25 anos nesta sexta-feira (15). Os GIFs ficaram famosos na internet porque permitem que as imagens sejam animadas, o que abriu a possibilidade para a criação de algumas animações engraçadas que circulam na web.

Os GIFs suportam até 256 cores por quadro e foram criados por uma empresa chamada CompuServe em 1987. Segundo o site ?Daily Dot?, Alexander Trevor e seu time, que trabalhavam na companhia, lançaram a primeira versão dos GIFs em 15 de junho daquele ano. No time de Trevor, estava Steve Wilhite, considerado um dos principais inventores do formato.

?Os GIFs eram o formato mais simples e versátil do mercado?, disse Trevor, ao site Daily Dot. ?Para algumas situações, não há nada melhor que o GIF.?

Populares no início da internet, os GIFs voltaram a fazer sucesso com o uso de plataformas como o Tumblr, que simplifica o compartilhamento das imagens. No Brasil, o site "Como eu me sinto quando..." (acesse aqui) fazem sucesso ao associar GIFs animados a determinadas situações.

Mais recentemente, os arquivos ganharam teor de arte com o trabalho de fotógrafos como Jamie Beck, que trabalha com moda. Ela montou uma série de belas imagens, que têm pequenas movimentações, possibilitadas pelo formato GIF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES