Associação lança um aplicativo para receber denúncias de software pirata

O site da iniciativa, primeiro passo desse esforço, registrou 31 mil denúncias somente em 2013.

A Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes) e a BSA (Aliança do Software) lançou nesta segunda-feira (10) um aplicativo para receber denúncias de programas de computador que estejam sendo pirateados.

Disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, o app ?Denuncie Pirataria? faz parte da campanha das entidades para diminuir os níveis de pirataria no Brasil. O site da iniciativa, primeiro passo desse esforço, registrou 31 mil denúncias somente em 2013.

A situação no país não é boa. Segundo levantamento das entidades, a cada dez programas adquiridos por meio de compra ou de download no Brasil, pelo menos cinco são obtidos ilegalmente.

Segundo a BSA (Aliança do Software), se a taxa de pirataria caisse dez pontos percentuais (de 53% para 43%), seriam injetados R$ 6,4 bilhões na economia formal.

A entidade vai mais longe: com essa redução, 13 mil novos empregos seriam criados e a receita da indústria aumentaria em mais de R$ 4,8 bilhões.

Fazem parte do programa para reduzir a pirataria as empresas Adobe, Audaces, Autodesk, Dassault, Microsoft, PLM, Progress, PTC, Siemens, Sybase, Symantec e Tekia. As denúncias são avaliadas pelas entidades e encaminhadas a essas empresas.

Fonte: G1