Atriz que dá voz à Siri, assistente do iPhone, aparece em entrevista na TV

Assistente digital da Apple é dublada pela atriz Susan Bennett

Para os milhões de pessoas que utilizam a Siri, assistente digital pessoal do iPhone e do iPad, ela não tem rosto. Mas a rede de TV "CNN" conseguiu encontrar a atriz responsável pela voz que atende a todos os pedidos dos usuários dos dispositivos da Apple.


Atriz que dá voz à Siri, assistente do iPhone, aparece em entrevista na TV

Susan Bennett, moradora da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, deu vida à versão em inglês do serviço presente em aparelhos com sistema iOS a partir do iPhone 4S e da terceira geração do iPad.

Ela contou que ficou sabendo que a sua voz era da Siri quando recebeu um e-mail de um amigo. "Foi a primeira vez que ouvi minha voz como a Siri. Meu amigo me perguntou: "é você?". Como eu não tinha a versão mais atual do iPhone, fui até o site da Apple e vi que era eu quem falava".

A dubladora disse que ao ouvir sua voz como Siri pela primeira vez foi "assustador". "Estou acostumada a ouvir minha voz em outros lugares, mas não esperava ouví-la em um telefone. Levou um tempo para me acostumar"

A Siri foi lançada em outubro de 2011 com o iPhone 4S.

Ela disse à reportagem que as falas da Siri foram gravadas em 2005 pela empresa ScanSoft, que procurava uma dubladora para um novo projeto, durante o mês de julho. As gravações duravam quatro horas diárias e consistiam em frases e palavras que não faziam muito sentido, segundo ela.

"Quando gravei as vozes eu não tinha ideia onde elas iriam parar", disse.

"Originalmente, me deram uma série de palavras e frases para que eu gravasse. As frases eram feitas de tal modo que era possível uní-las em outras frases, permitindo que a Siri respondesse dúvidas e pedidos dos usuários".

Susan disse que ficou entediada com as gravações e por isso fazia pausas. "Uma das razões pelas quais a Siri pode parecer que não tem um bom humor é que muitas das frases foram gravadas nos últimos minutos das quatro horas de gravação", brinca.

O trabalho como dubladora começou cedo. Na década de 1970, ela foi a voz de uma assistente eletrônica de caixas automáticos chamada "Tillie" do banco Well Fargo. Atualmente, Susan afirma que sua voz está em aparelhos de GPS, serviços de telefonia, comerciais e sistemas de mensagens de aeroportos nos EUA.

A "CNN" disse que, com o auxílio de um perito forense de áudio com mais de 30 anos de experiência, conseguiu confirmar que Susan é a voz da Siri.

Em setembro, o site "The Verge" publicou uma reportagem que afirmava que a voz da Siri era da atriz Allison Dufy, o que fez Susan ir a público.

A Apple não comentou a aparição da atriz que faz a voz da Siri.

Fonte: G1