BlackBerry 10: dois a cada cinco apps da loja roda em emulador do Android

BlackBerry 10: dois a cada cinco apps da loja roda em emulador do Android

Como o BlackBerry 10 é baseado no sistema operacional do Playbook - tablet também criado pela RIM que conta com um emulador de Android nativo

O BlackBerry 10 mal foi lançado e já começou a receber críticas sérias . O motivo de reclamação, por enquanto, é em relação à baixa qualidade de muitos aplicativos disponibilizados na loja virtual do novo sistema, a BlackBerry World. Um representante da própria BlackBerry confirmou que boa parte dos programas são somente versões portadas do Android, e não desenvolvidas diretamente para a plataforma.

A alta quantidade de aplicativos (70 mil) foi um dos principais trunfos utilizados para fazer a promoção do BlackBerry 10. A BlackBerry, inclusive, realizou uma maratona chamada Port-A-Thon, incentivando os desenvolvedores a criarem versões de apps para o novo sistema operacional. Porém, como havia pouco tempo para tal, a solução mais simples, é claro, foi simplesmente portar apps do Android para o BB10.

?Cerca de 40% (dos aplicativos para BB10) são aplicativos Android portados?, confirmou Martyn Mallick, vice-presidente de alianças globais e desenvolvimento de negócios da empresa, em entrevista após o evento de lançamento do BB10, na última quarta-feira (30).

Como o BlackBerry 10 é baseado no sistema operacional do Playbook - tablet também criado pela RIM que conta com um emulador de Android nativo -, a compatibilidade não foi um problema para os apps. Até alguns aplicativos de grandes empresas, como o Skype, não são nativos, e sim portados das versões para Android.

Porém, o desempenho de boa parte dos aplicativos não agradou muito. O site The Verge, por exemplo, realizou um review do Z10, principal lançamento da BlackBerry, e afirmou que ?69 mil dos 70 mil? aplicativos parecem ser de qualidade abaixo do esperado.

Fonte: Tech Tudo