Brasileiro "invade" Instagrams alheios e faz desenhos interagirem em cenas

Lucas Levitan criou o "Photo Invasion" para brincar com fotos de amigos. Desdobramento do projeto usa mestres como Helmut Newton e Martin Parr.

Tudo começou com um pequeno ser azul pescando à beira de um vaso sanitário. Essa foi a cena inicial que inspirou o ilustrador, artista plástico e cineasta Lucas Levitan a invadir as galerias de amigos e conhecidos no Instagram e colocar suas próprias ilustrações - como o pescador-bolota azul - em interação com a cena.

"É uma privada do banheiro do meu trabalho com um desenho de uma criatura pescando", conta Lucas sobre essa primeira imagem, feita sobre uma foto de sua autoria. "Me diverti tanto em fazer que pensei em começar a usar fotos de amigos e assim começou a brincadeira. Pensei em pedir permissão mas aí perde-se a surpresa e tudo se torna muito formal e sério. A colaboração que faço funciona como fazer graffiti num muro. Eu chamo de graffiti digital", explica o brasileiro que há 7 anos vive em Londres.

Lucas conta que gosta de usar imagens de fotógrafos profissionais (brasileiros e estrangeiros), porque a qualidade faz com que ele cobre mais de si mesmo em busca de um resultado à altura. Mas não deixa de invadir e surpreender também amigos que usam o Instagram para mostrar o cotidiano. "São dois tipos de imagens, e pela experiência que tive ate agora, ambos os grupos estão gostando do resultado".
Brasileiro

Brasileiro

Fonte: G1 Globo