Bug do Facebook teria informações de pessoas sem perfil na rede social

A falha do Facebook revelada na sexta-feira (21) é mais grave do que se pensava.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A falha do Facebook revelada na sexta-feira (21) é mais grave do que se pensava. A Packet Storm Security, empresa de segurança que ajudou a revelar o problema, anunciou que ele pode ter afetado até pessoas que não usam a rede social. A estimativa é que mais de seis milhões de usuários tiveram seus dados comprometidos.

A rede social enviou um e-mail para seus usuários afetados explicando o que havia acontecido, as informações que foram reveladas e quantas pessoas tiveram acesso a ela. A Packet Storm Security possui dados que poderiam comprovar o quão sincero o Facebook foi nestas revelações. A empresa comparou os dados divulgados com a própria pesquisa e concluiu que o dano causado foi pior do que o revelado.

O problema ocorria devido a um bug na ferramenta de download de informações do usuário, que, sem querer, dava a todos os que a usavam as informações de contato de seus amigos, mesmo que elas fossem privadas. O vazamento revelou a existência de perfis-sombra na rede social com dossiês de cada usuário, que contém informações compartilhadas por amigos, toda vez que o Facebook recebe acesso à lista de contatos de um smartphone, por exemplo.

De acordo com o blog da companhia, o Facebook afirmou que um e-mail adicional de cada usuário foi revelado, mas na verdade teriam sido quatro. ?Cada indivíduo foi informado de cerca de três vazamentos de um total de sete?, afirma a Packet Storm em seu blog.

Como as informações vieram de dados carregados pelos usuários, existe também a certeza que informações pertencentes a não-usuários também foi vazada. Isso significa que pessoas que não possuem contas no Facebook podem ter perfis criados com estas informações e elas não foram informadas do vazamento. ?O Facebook temia que contatar não-usuários poderia levar à digulvação de mais informações?, aponta a Packet Storm.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES