Câmara quer obrigar operadoras de telefonia móvel a compartilharem sinal

Grupo de Trabalho de Telefonia também vai apresentar projetos de isenção às teles

a instalação depende da aprovação de 100% dos condôminos | OGlobo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova regulamentação para telefonia celular, em andamento na Câmara dos Deputados, obriga as operadoras de telefonia móvel a compartilhar sinal de antenas e torres de transmissão em todo o país, mas dará total poder às prefeituras para determinar os prédios e locais onde as torres serão instaladas. Ou seja, os condôminos de um edifício escolhido pela prefeitura não poderão mais vetar a instalação de antenas de celular.

Hoje, a instalação depende da aprovação de 100% dos condôminos. A proposta faz parte do relatório do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), do Grupo de Trabalho de Telefonia, a ser apresentado na próxima quarta-feira às comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

O compartilhamento de torres reduz o custo das operadoras e, ao mesmo tempo, garante ao consumidor poder usar o seu celular em qualquer município brasileiro onde haja infraestrutura instalada, independentemente de sua operadora.

? Com o compartilhamento das antenas e facilidades para a instalação de novas, vamos ter outro patamar de cobertura de celular. Mesmo sabendo que não têm sinal, as operadoras vendem a linha para ganhar no volume de operações ? afirma Goergen.

Também está em tramitação no Congresso a chamada lei das antenas, que deve retirar dos municípios a competência para regulamentar a instalação ? 250 municípios têm leis diferentes e a proposta é ter uma regra única para todo o país.

O Grupo de Trabalho apresentará ainda projetos de lei para aprovação em separado. O mais importante deles equipara as operadoras às indústrias na geração de sinal, eliminando a cobrança de Imposto sobre Circulação de Serviços e Mercadorias (ICMS) nesta etapa. A geração de sinal tem como principal insumo a energia, o que encarece o custo das empresas. A ideia do relator é que o ICMS continue a ser cobrado apenas no uso do sinal.

Outro projeto tratará da isenção da cobrança de PIS e Cofins nas interconexões (quanto um celular da operadora A liga para outro da operadora B) e determina o fim do roaming para uma mesma operadora dentro do território nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES