Câmera fotográfica transforma imagens em textos; saiba mais

A webcam USB utilizada na máquina é integrada a uma BeagleBone

Enquanto todos comentam as inovações em resolução, qualidade e aplicativos de efeitos para fotos, o inventor Matt Richardson resolveu desenvolver a Descriptive Camera, máquina fotográfica capaz de assimilar as informações das imagens e, após codificação, imprimir um texto que descreve o que "viu" nas fotos.

A webcam USB utilizada na máquina é integrada a uma BeagleBone, plataforma Linux responsável por organizar todos os procedimentos necessários para sua execução.

A câmera possui um botão de obturador e é ligada a uma pequena impressora com conexão Ethernet.

No momento em que uma foto é tirada, é feito o envio em formato digital para o Mechanical Turk da Amazon. Ela chega a algum colaborador que deverá analisar e criar as descrições da imagem. A tecnologia tem um custo: US$ 1,25, o equivalente a R$2,35 por cada solicitação.

Três LEDs coloridos informam o usuário sobre o andamento do pedido. Com a cor amarela acesa, a indicação é que ainda está em processamento, bastando aguardar que fique verde para que a impressão seja feita. Essas informações são controladas por diversos scripts em Python, que definem possíveis erros de processamento e a saída da impressora, por exemplo.

Os resultados são entregues entre 3 a 6 minutos, aproximadamente. Caso a pessoa não queira pagar o valor estipulado ao Mechanical Turk, poderá ser utilizado o modelo chamado de ?cúmplice?. Nesse formato, a fotografia será enviada por mensagem para qualquer amigo, que deverá olhar a imagem e entregar o texto correspondente com o preenchimento de um formulário.

A Descriptive Camera ainda é um protótipo e não há informações sobre produção em escala para chegar ao mercado. Ela foi apresentada este ano na Universidade de Nova Iorque.


Câmera fotográfica transforma imagens em textos

Fonte: techtudo.com.br