Carnaval é o tema principal do doodle do Google nesta terça-feira

Evento também é transmitido por canal do YouTube

Carnaval é o doodle (logo) do Google nesta terça-feira. O evento originada na Grécia recebe atenção especial do site, que também tem um canal especial no YouTube para transmitir as atividades no Brasil. Apesar da agitação típica do Carnaval no Brasil, o doodle não vem com nenhuma animação especial, sendo uma personalização estática do logo tradicional do Google com alusão a máscaras, instrumentos e outros objetos comuns à época.

O carnaval tem origem entre os gregos em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Nas atividades de Carnaval, os gregos realizavam cultos em agradecimento a deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Segundo certo erudito, na Grécia antiga o termo para a festança era aplicado a ?um desfile noturno e ruidoso de foliões meio bêbedos, os quais, depois do jantar, desfilam pelas ruas com tochas e música, em honra de Baco ou de outra deidade [ou vencedor nos jogos], e cantam e tocam música diante das casas de seus amigos e suas amigas?.

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.

O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra, www.terra.com.br