Carregar celular via USB em local público cria risco de roubo

Problema foi demonstrado na conferência de segurança Defcon



Brian Markus, presidente da Aires Security, e os especialistas Joseph Mlodzianowski e Robert Rowley montaram na conferência de segurança Defcon, em Las Vegas, um quiosque para recarregar gratuitamente a bateria do celular via USB. Ao plugar o celular, no entanto, a tela LCD do quiosque exibia uma mensagem: ?você não deve confiar seu smartphone a quiosques públicos. Informação pode ser baixada sem o seu consentimento. Para sua sorte, essa estação é ética e seus dados estão seguros. Aproveite a recarga?.

Segundo reportagem do site ?Krebs on Security?, os especialistas realizaram o experimento para mostrar os riscos de plugar um celular via USB aos participantes da conferência.

A parte mais interessante, diz o texto, foi a reação das pessoas. Um usuário disse ?não me importo, pegue meus dados, eu preciso do celular para fazer uma ligação!?. Outro apenas conectou o celular, confiante, depois de desativar o modo de transferência USB, mas o celular imediatamente reativou o modo após conectar à estação de carga. ?Parece que a configuração não funciona?, desabafou.

É improvável que a maioria dos pontos para recarregar a bateria via USB apresente qualquer risco, mas muitos especialistas, mesmo em uma conferência especializada em segurança como a Defcon, nunca pensaram nos riscos de usar conexões USB inseguros para a recarga do aparelho.

Os pesquisadores recomendam que usuários carreguem consigo o carregador do celular que conecta diretamente em uma tomada comum ou que desliguem completamente o celular antes de conectar. ?Desse modo, a maioria dos telefones não expõe os dados?, afirmou Markus.

Fonte: G1