Carta Olímpica ganha Doodle especial do Google à Jogos de Inverno de Sochi

O símbolo olímpico representa a união de todos os povos

O Google exaltou Carta Olímpica e a igualdade na prática esportiva no Doodle sobre os Jogos Olímpicos de Inverno, cuja cerimônia de abertura está marcada para esta sexta-feira (7), em Sochi, na Rússia. A imagem mostra seis esportes disputados na neve (esqui, hóquei, curling, bobsled, patinação artística e snowboard) usando as cores similares as do site oficial do evento, que lembram um arco-íris, símbolo do orgulho gay.


Carta Ol匇pica ganha Doodle do Google nos Jogos de Inverno de Sochi

Abaixo do campo destinado à pesquisa, o Google destacou a tradução de um trecho que ressalta a prática esportiva como direito humano que deve ser feito sem discriminação.

?A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play?, diz o texto traduzido, escrito originalmente em francês.

A origem da Carta Olímpica

Criada em 1894 por Pierre de Coubertain, a Carta Olímpica foi escrita inicialmente em francês. O documento oficial tem 109 páginas, cinco capítulo e uma versão digital em inglês disponível no site do Comitê Olímpico Internacional (COI). Sua função é nortear os princípios e valores do chamado espírito olímpico, guiar regras e definir os direitos e obrigações de três principais órgãos: o COI, as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais e o comitê organizador de cada edição. O texto faz incentivo ao desporto e luta contra o fantasma do doping. A última atualização foi em 2010.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado em junho de 1894 e os primeiros Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, Grécia, em 1896. Em 1914, a bandeira olímpica apresentada por Pierre de Coubertin, em Paris, foi adotada. Nela, os cinco anéis entrelaçados representam a união dos cinco continentes e com atletas de todo o mundo. Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno aconteceram em Chamonix, na França, em 1924.

É a Pierre de Coubertin que é atribuída a famosa frase "O importante é competir", síntese do espírito olímpico e que vem servindo de exemplo a todos de praticam esportes olímpicos ou não.

Polêmica em Sochi

Para muitos, a menção do texto sobre igualdade não é à toa. A preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno tem sido marcada por protestos contra a polêmica envolvendo a "lei antigay russa" que proíbe "promover a homossexualidade a menores de idade" no país sede dos Jogos de Inverno. Assinada pelo presidente Vladimir Putin, a lei prevê que até mesmo estrangeiros sejam presos e multados.

Entidades de defesa dos direitos LGBT acusam o governo russo de incentivar a discriminação aos gays e incentivar a homofobia, além de contribuir para o aumento da violência física contra homossexuais. Na quarta-feira (5), manifestações contra a norma foram programadas em 19 cidades ao redor do mundo. Diversos atletas que participarão das Olimpíadas em Sochi pretendem expressar seu repúdio.

Enquanto isso, o Google ainda não se manifestou oficialmente além do conteúdo publicado na primeira página do buscador em vários países. O conteúdo está disponível em várias línguas, inclusive em português.

Fonte: Tech Tudo