Celular simples é a melhor opção para fazer ligações de qualidade

A diferença a favor dos celulares não é grande, diz estudo inglês, mas tende a aumentar em áreas rurais, onde a cobertura não costuma ser boa.

Estudo divulgado pela Ofcom ? agência reguladora das telecomunicações no Reino Unido, como a Anatel no Brasil ? constata que os celulares 2G superam os modernos smartphones 3G quanto à qualidade das ligações.



A diferença não é grande, mas tende a crescer em áreas onde a cobertura não é boa ? os testes foram feitos em regiões rurais. No Brasil, porém, mesmo em grandes cidades o sinal 3G costuma falhar ? ou seja, é possível que, caso a mesma pesquisa seja feita no País, a conclusão não seja diversa.

A Ofcom destaca que o problema dos smartphones não está na qualidade do áudio, mas na dificuldade em completar a chamada ou mesmo na maior probabilidade de ela ser encerrada. A explicação está no modo como os dispositivos são construídos. Os celulares reservam mais espaço para a antena, já que, por não serem tão sofisticados, precisam de menos componentes.

O outro ponto é que a cobertura 3G costuma ser menor que a 2G. Portanto, enquanto os celulares mais baratos se restringem ao melhor espectro, os smartphones, por vezes precisam trocar de rede. É um processo que, embora ágil, reduz o desempenho nas ligações por voz.

A pesquisa, porém, enfatiza que a diferença de qualidade não é significativa a ponto de os usuários a levarem em conta na hora de escolher um aparelho. No Brasil, as vendas de smartphones vêm crescendo a um ritmo acelerado. De acordo com o Instituto Ipsos Mediact, 30,3% dos internautas do País já possuem um, sendo que metade deles o adquiriram nos últimos seis meses.

Fonte: Uol-idgnow