Celulares erram ao se adaptarem com o horário de verão; saiba

O site da Microsoft apresenta uma explicação de como mudar o horário


Celulares falham e não mudam hora no início do horário de verão

A mudança dos relógios dos celulares para o horário de verão, adiantando uma hora na virada de sábado (15) para domingo (16), deveria ocorrer de forma automática ? chamada de "sincronização" ? em muitos dos aparelhos, mas isso acabou não acontecendo para alguns usuários.

No Twitter, muitos reclamam que o celular não mudou o horário automaticamente, causando confusão. Por conta de não saber se os aparelhos fazem a mudança automática de horário, outros usuários do microblog acabaram sem saber dizer se a alteração foi realizada.

Nos celulares, o ajuste automático depende da disponibilidade de um serviço chamado ?Identidade da Rede e Fuso Horário? (NITZ, na sigla em inglês) por parte da operadora de telefonia. O celular também precisa ter suporte ao recurso e ele precisa estar habilitado no modo automático. Mesmo celulares bastante antigos são capazes de obter a hora e data correta a partir da rede.

No entanto, em alguns casos, a sincronização não acontece e o celular permanece no horário antigo ? seja por problemas na rede da operadora, pela inexistência do serviço ou porque o celular não suporta ou não está configurado para ajustar o relógio automaticamente. O que se deve fazer é procurar as configurações de data e horário do celular. Se tudo estiver correto e o celular ainda assim não sincronizar o relógio, o problema pode estar no aparelho ou na operadora. Desse modo, é preciso fazer o ajuste manual nas opções do aparelho.

O G1 tentou falar com as operadoras Vivo, Claro e Tim neste domingo (16) sobre a atualização automática de horário dos celulares, mas não conseguiu.

Processo judicial não deve afetar ajuste

Os responsáveis pelo banco de dados de fusos horários do Linux e outros sistemas operacionais, chamado de "Tz Database", foram processados por um grupo de astrólogos que mantém um Atlas de informações históricas de fusos horários, utilizadas pelos especialistas para a criação do banco de dados.

A ação judicial, porém, não é direcionada ao banco de dados em si. Distribuições Linux ainda podem distribui-lo. A mudança para o horário de verão não deve ser afetada para esta plataforma.

Horário de verão nos PCs

A troca automática nos computadores depende de três fatores: o computador estar configurado para a localidade correta, a sincronização da hora e data e do banco de dados de informações a respeito de fusos horários, que inclui as mudanças no horário de verão. A maneira mais fácil de obter esses dados é baixando atualizações da internet. No Windows, basta ativar as Atualizações Automáticas no Painel de Controle. Já a sincronização de hora pode ser feita clicando no relógio do sistema, normalmente no canto inferior direito da tela. O site da Microsoft apresenta uma explicação de como mudar o horário.

Fonte: g1, www.g1.com.br