Cerca de 41 rádios comunicadores são entregues em presídios de THE

Foram 30 rádios comunicadores portáteis e 11 fixos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) adquiriu 30 novos rádios comunicadores portáteis, 11 rádios comunicadores fixos (para serem utilizados em bases e em viaturas) e uma repetidora digital transportável. A aquisição dos equipamentos faz parte do plano de segurança prisional que vem sendo implementado pelo Governo do Estado no sistema prisional desde 2015.

O investimento é próprio da Sejus e na ordem total de R$ 367 mil. Os rádios comunicadores contam com sistema digital e GPS e tecnologia que impede interceptação. Os equipamentos serão utilizados para fazer a comunicação entre os presídios da Grande Teresina e entre sistema prisional e forças de segurança pública – como polícias Militar e Civil, Força Tática da PM, Corpo de Bombeiros, Samu, entre outras.

“Esses equipamentos, ao possibilitar a comunicação em rede, vão dar mais eficiência às atividades cotidianas e operações especiais no sistema penitenciário, garantindo mais segurança às unidades e, dessa forma, mais eficácia na manutenção da ordem nos presídios”, afirma o diretor da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira.

 Para o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, a aquisição dos rádios comunicadores “é, sem dúvida, mais um importante avanço na modernização e implementação do plano de segurança penitenciária, que contempla, além da parte física estrutural dos presídios, a parte tecnológica de comunicação, revista, armamento e proteção individual dos agentes de segurança prisional”.

A tecnologia dos rádios comunicadores é importada – o mesmo tipo de equipamento é usado pelas polícias dos Estados Unidos da América e foi utilizado na Copa do Mundo e nas Olimpíadas do Brasil. Em agosto deste ano, a Sejustambém entregou 17 novos pórticos detectores de metais e 72 raquetes detectoras de metais, para serem usadas nos procedimentos de revista nas penitenciárias.

A Secretaria de Justiça também entregou 20 máscaras de gás, 50 capacetes e 50 caneleiras para os agentes penitenciários e três scanners raio-X para as penitenciárias de Parnaíba, Picos e Esperantina. De 2015 para cá, o órgão também entregou 40 novas espingardas calibre 12, seis mil balas de borracha, 150 sprays de pimenta, 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES