Chefe de RH do Google lista os 9 melhores hábitos de gestores

Gerenciar pessoas com ideias e formas diferentes de trabalhar pode

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Ter diversos profissionais sob seu comando é a realidade de muitos líderes e gestores de grandes e pequenas empresas. Mas gerenciar pessoas com ideias e formas diferentes de trabalhar pode ser um grande desafio.

Segundo artigo publicado no World Economic Forum, até mesmo o gigante da internet Google sofreu para ter bons gestores em seu quadro de funcionários. Em 2001, Larry Page, CEO da empresa, demitiu todos os seus gestores. Ele queria se livrar da burocracia corporativa, mas teve contratar novos gerentes depois de algum tempo.

Em 2008, ainda existia uma distância entre muitos engenheiros e seus gestores e foi quando Laszlo Bock, vice-presidente senior de operações de pessoas, escreveu seu livro 'Regras de trabalho I". Uma equipe foi designada para acabar com essa distância e no processo, eles acabaram descobrindo o que faz um grande gerente.

Saber como os funcionários se sentiam sobre os seus gestores foi a forma que o Google encontrou para melhor a sua gestão de pessoas. Uma pesquisa semestral é utilizada para que os colaboradores possam avaliar, anonimamente, seus gestores. O plano é chamado de 'Projeto Oxigênio'.

Em seguida, cada gerente recebe um relatório com o percentual de respostas favoráveis, medidas contra o seu último relatório e a média global. Eles são incentivados a compartilhar os resultados com sua equipe para fomentar uma discussão sobre como gerir melhor.

Veja abaixo os 9 melhores hábitos dos gestores do Google:

1) Eles dão feedbacks que ajudam seus funcionários a melhorar seu desempenho;

2) Eeles não se intrometem em detalhes que podem ser resolvidos pelos próprios colaboradores;

3) Eles demonstram sua consideração com seus empregados como indivíduos;

4) Eles mantêm a equipe focada em resultados e entregas prioritárias;

5) Eles compartilham regularmente com a equipe informações relevantes dadas por seu próprio gerente e líder sênior;

6) Eles têm discussões significativas sobre desenvolvimento de carreira com dada membro de sua equipe pelo menos uma vez a cada seis meses;

7) Eles comunicam metas, claramente, para a sua equipe;

8) Eles possuem conhecimento técnico necessário para gerir, de forma eficaz, o seu time;

9) Seus funcionários recomendariam seus gestores para outros colegas.

Segundo Bock, em seu livro, as pesquisas têm resultado em melhores gestores. A pontuação global média de gestores em todo o Google subiu de 83% em 2010 para 88% em 2012, e entre os administradores subiu de 70% para 77%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES