Chrome vai barrar downloads que fazem mudanças indesejadas no PC

Será o fim do Hao 123 e afins?

O Google anunciou que vai expandir o sistema de proteção Safe Browsing do navegador Google Chrome. O recurso, usado para bloquear downloads maliciosos e sites da web suspeitos, agora também vai detectar malwares e programas em geral que fazem modificações silenciosas no computador, como mudar a página inicial ou configurações do sistema operacional. Será o fim do Hao 123 e afins?

Os usuários do Chrome vão passar a receber uma notificação quando tentarem baixar ou instalar software suspeito. O aviso será semelhante ao dado em outros tipos de bloqueio. Porém, ainda será possível acessar o arquivo baixado. Para isso, basta ir à página de downloads (ctrl+J) e selecioná-lo.

Alguns dos problemas que passam a ser bloqueados com a atualização do Safe Browsing são malwares que exibem pop-ups, publicidade indesejada, instalação de barras de ferramentas, troca da página inicial (muito comum ao baixar programas de terceiros grátis) ou do mecanismo de busca (além do Google.com) e processos que rodam em background e deixam o computador mais lento.

Fonte: Techtudo